Cotidiano

Justiça venezuelana proíbe que Legislativo julgue Maduro

2016 950783780-201611101539561623_RTS.jpg_20161110.jpgCARACAS – A Justiça venezuelana proibiu a Assembleia Nacional, liderada pela oposição, de realizar um julgamento sobre a responsabilidade do presidente Nicolás Maduro na crise do país. Segundo o Tribunal Supremo de Justiça, o processo é ilegal. maduro

“A Sala Constitucional do TSJ ordena às deputadas e aos deputados da Assembleia Nacional se absterem de continuar com o pretendido julgamento político”, destacou o órgão estatal na sentença publicada nesta terça-feira em sua página oficial.

Após declarar terminada a trégua que tinha alcançado com o governo após o Vaticano impulsionar um processo de diálogo com o chavismo, a oposição dissera que voltaria a impulsionar o julgamento político para declarar abandono do cargo por Maduro ? processo que precisaria ser validado pelo próprio TSJ para que o presidente fosse destituído.

? Acabou-se a trégua que o Vaticano nos pediu. Cumprimos com o Vaticano, mas o governo não ? disse o secretário-executivo da coalizão opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD), Jesús Torrealba.

Os dois lados mantiveram nas últimas semanas reuniões em busca de aliviar as tensões entre os Poderes Executivo e Legislativo. Até o momento, no entanto, não houve um cronograma de ações definido., e o prazo estipulado para suspender ações contra Maduro venceu.

“A Sala Inconstitucional fraudulenta poderá dar instruções a seu grupo de lacaios, mas não a AN, eleita pelo povo”, criticou o presidente da Assembleia, Henry Ramos Allup.