Cotidiano

Justiça russa condena opositor anti-corrupção por desvio de fundos

MOSCOU ? O opositor russo Alexei Navalny foi condenado nesta quarta-feira a cinco anos de prisão com sursis, ou seja, com suspensão do cumprimento da pena. No entanto, o blogueiro anti-corrupção fica assim proibido de concorrer à Presidência contra o atual chefe do governo, Vladimir Putin. Navalny promete recorrer da decisão e disse que continua determinado a disputar as eleições de 2018.

? Faremos a nossa campanha eleitoral, apesar do que acontecer neste tribunal ? disse o opositor a repóteres logo após a leitura da sentença pelo juiz. ? A partir de amanhã, o Kremlin começará a cantar sua música, segundo a qual não tenho o direito de participar na campanha. Mas a Constituição estabelece que todos que não estão na prisão têm o direito de concorrer.

Navalny é acusado de ter organizado em 2009 o desvio de 400 mil euros em detrimento de uma empresa pública. Na época, ele trabalhava como consultor do governador liberal da região de Kirov, a 900 quilômetros de Moscou.

O opositor acusa o governo de fabricar seu caso para afastá-lo da cena política. Anteriormente, Navalny já havia sido condenado a uma pena idêntica em um primeiro julgamento, denunciado como “arbitrário” e “de natureza política” em fevereiro de 2016 pela Corte Europeia de Direitos Humanos (CEDH).