Cotidiano

Justiça quebra sigilos de Geddel e demais investigados na Operação Cui Bono

INFOCHPDPICT000034250742-484.jpgRIO – O juiz Vallisney de Souza, da Justiça Federal de Brasília, autorizou a quebra dos sigilos telefônico, telemático, postal, bancário e fiscal de Geddel Vieira Lima e dos demais investigados da operação Cui Bono, realizada pela Polícia Federal nesta sexta-feira. A informação é do blog da coluna de Lauro Jardim. A expressão “Cui Bono”vem do latim e significa “A quem beneficia?”.

Agentes da PF cumpriram pela manhã mandado de busca e apreensão em um imóvel do ex-ministro, em Salvador, e na sede da Caixa, que fica em Brasília. Os policiais chegaram ao condomínio de Geddel por volta de 6h e saíram com uma maleta nas mãos. A PF investiga esquema de fraudes na liberação de créditos junto à Caixa Econômica entre 2011 e 2013. Geddel foi vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa no período investigado pela PF. Também foram expedidos mandados de busca e apreensão no Paraná e em São Paulo.

As investigações começaram após a apreensão de um telefone celular em 2015, na residência oficial da Câmara, quando Eduardo Cunha ainda presidia a Casa. Perícia realizada no celular apreendido extraiu ?uma intensa troca de mensagens eletrônicas? entre 2011 e 2013 de Cunha e Geddel, então vice-presidente da Caixa Econômica Federal de Pessoa Jurídica.

Segundo a PF, Geddel atuou em conjunto com Eduardo Cunha, o ex-vice presidente da Caixa Fábio Cleto e o doleiro Lúcio Funaro para beneficiar empresas como o grupo J&F, a BR Vias, a Oeste Sul Empreendimentos Imobiliários e o Grupo Bertin. A afirmação da Polícia Federal, segundo o blog do colunista Lauro Jardim, foi citada pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da Justiça Federal de Brasília, no despacho que autorizou a operação Cui Bono.

“(…) Consta dos autos que, valendo-se do cargo de vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, agia internamente, em prévio e harmônico ajuste com Eduardo Cunha e outros, para beneficiar empresas com iberações de créditos dentro de sua área de alçada e fornecia informações privilegiadas para outros membros do grupo criminoso composto, ainda, por Eduardo Consentino da Cunha, Fábio Ferreira Cleto e Lúcio Bolonha Funaro, para que, co isso, pudessem obter vantagens indevidas juntos às empresas beneficiárias dos créditos liberados pela insituiçao financeira”, escreveu o juiz.

O caso vinha sendo investigado no Supremo Tribunal Federal (STF), mas foi encaminhado para a Justiça Federal do DF depois que um dos investigados perdeu o foro privilegiado após deixar a função pública. Geddel deixou o cargo no mês de novembro de 2016, após ser acusado pelo então ministro da Cultura Marcelo Calaro de tráfico de influência. Cunha está preso em Curitiba, desde outubro, devido às investigações da Operação Lava-Jato.