Cotidiano

Justiça manda Itaipu reintegrar secretária

Foz do Iguaçu – Reforçando o que já havia sido determinado em janeiro deste ano pela Justiça do Trabalho de Foz do Iguaçu, o TRT-PR (Tribunal Regional do Trabalho do Paraná), ordenou a Itaipu a reintegrar em seu quadro de funcionários a secretária Sônia Lúcia Castanheira, 71, acusado em 1977 de ter cometido terrorismo. A ação foi ajuizada em 2015.

Ela acusa na ocasião de ter sido alvo de perseguição política, juntamente com o seu marido, o argentino naturalizado paraguaio, Dario Anibal Galindo.

“Acredito na justiça divina. Agora, a justiça dos homens foi feita”, disse ela. “Fui acusada de ser terrorista. Uma mentira. Na época da demissão, tive que sair da cidade com a minha família. Foi uma grande injustiça contra nós”.

Ela ficou ciente da decisão em em 2012, após a Lei da Anistia, que tornou públicos os documentos da época. Em um dos relatórios da agência central do SNI (Serviço Nacional de Informação), Sônia é considerada um risco à segurança nacional e um elemento de “infiltração comunista”, já que ela havia sido detida em São Paulo em 1966 por participar de uma passeata estudantil e era esposa de Dario.

“Estava em uma festa quando recebi as 400 páginas de citações com o meu nome. Passei muito mal quando li toda aquela mentira. Não podia deixar que aquelas acusações ficassem como estavam. Eu amava o meu trabalho. Amava a vida que levava. E tudo acabou depois que fui demitida”, conta.

Reparação histórica

Para o advogado Daniel Godoy Júnior, que defende Sônia, além da dignidade, a decisão repara um erro histórico de um período de perseguição e morte a supostos contrários ao regime ditatorial.

“Esta é uma decisão histórica e que resgata a dignidade da senhora Castanheira, do ponto de vista pessoal, da sua história de vida e da sua família. Também é uma justiça que se faz em relação a ilegalidades cometidas em um período recente da história brasileira. Ações do estado e de empresas públicas ou privadas como esta não podem ser toleradas”, apontou. As informações são do G1.