Cotidiano

Justiça federal determina transferência de Cabral para Curitiba

RIO E SÃO PAULO. O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, determinou a transferência do ex-governador Sérgio Cabral Filho do Complexo de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio, para Curitiba. Cabral vai dividir cela com outros três presos na carceragem da Polícia Federal de Curitiba

O ex-governador está preso desde o dia 17 na cadeia pública José Frederico Marques. Sua prisão ocorreu no âmbito da Operação Calicute, da PF e Ministério Público Federal, que apura desvios de R$ 220 milhões em obras do governo estadual. Além de Cabral, mais dez pessoas foram presas no dia da operação. A advogada Adriana Ancelmo, mulher de Cabral, também foi presa.

A operação Calicute é um desdobramento da Lava Jato que é conduzida por procuradores de Curitiba. De acordo com as investigações, Cabral era o cabeça do esquema de corrupção e pagamento de propina, que envolvia obras da Andrade Gutierrez.

A Polícia Federal concluiu no dia (30) o inquérito relativo à 1º fase da Operação Calicute. As investigações resultaram em 16 pessoas indiciadas pelos delegados federais que conduziram o procedimento por crimes que vão de corrupção passiva e ativa, organização criminosa a lavagem de dinheiro. Serão instaurados ainda outros inquéritos policiais para aprofundamento de novas vertentes da investigação. Entre os indiciados estão o ex-governador Sérgio Cabral e Adriana Ancelmo.