Cotidiano

Justiça federal de Brasília abre processo contra Cunha, Henrique Alves e Funaro

BRASÍLIA ? O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, acolheu a denúncia contra o ex-deputado Eduardo Cunha, o ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves e o operador Lúcio Bolonha Funaro, entre outros acusados de envolvimento em desvios do Fundo de Investimento (FI) do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), administrado pela Caixa Econômica Federal. O abriu processo contra Cunha e demais acusados a partir de uma denúncia apresentada pelo procurador-geral Rodrigo Janot ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Com a perda de foro de Cunha, passou a tramitar agora na 10ª Vara.

Cunha é acusado de comandar um esquema de cobrança de propina em obras financiadas com recursos do FGTS. Pela denúncia, o ex-deputado exigia um 1% do valor de cada contrato. Só como desvios de recursos do Porto Maravilha, ele teria recebido R$ 52 milhões, segundo delação do empresário Ricardo Pernambuco. Segundo denúncia, o suborno era repartido entre Cunha, Funaro e Fábio Cleto, um dos ex-vice-presidentes da Caixa responsável, em parte, pela movimentação dos recursos do FI do FGTS. Cleto foi nomeado para uma das vice-presidência da Caixa a partir de indicação de Cunha e Henrique Eduardo Alves.

Pela denúncia, Henrique Eduardo Alves também era destinatário de propinas do esquema. Só em um dos casos, o ex-deputado teria recebido R$ 1,6 milhão depositados para ele numa conta no exterior. A acusação, que lastreada em informações da Suíça, acabou levando a demissão do ex-deputado do comando do Ministério do Turismo. A partir das acusações do Ministério Público, Vallisney acolheu denúncia contra Fábio Cleto e o empresário Alexandre Margotto, também suspeito de envolvimento nas fraudes.