Cotidiano

Justiça eleitoral cassa candidatura de prefeito reeleito de Belém

BRASÍLIA ? O juiz Antônio Cláudio Von Lohrmann Cruz, da 97ª Zona Eleitora de Belém, cassou a candidatura do prefeito da cidade, Zenaldo Coutinho, e seu vice, Orlando Reis Pantoja, ambos do PSDB. O dois também ficam inelegíveis pelos próximos oito anos. Eles foram condenados por propaganda eleitoral irregular e por abuso de poder político e econômico na campanha deste ano.

Cabe recurso da decisão e o prefeito permanece no cargo. Caso não consiga anular a sentença em instâncias superiores, Zenaldo não assumirá a prefeitura para o segundo mandato e Justiça Eleitoral determinará novas eleições na cidade.

Eleições Brasil 1-11Zenaldo Coutinho foi reeleito, em segundo turno, com 52,33% dos votos válidos contra 47,67% do ex-prefeito da capital paraense Edmilson Rodrigues (PSOL). Em outubro, o juiz já havia cassado a chapa, mas o prefeito conseguiu um efeito suspensivo.

O prefeito de Belém e seu vice são acusados de usar o site oficial da prefeitura e um perfis oficiais em redes sociais do município para fazer propaganda eleitoral em período proibido.

O juiz entendeu que o Zenaldo fez propaganda de ações da prefeitura ?na qualidade de prefeito municipal de Belém, com a nítida, translúcida e abusiva finalidade de influenciar no resultado do pleito eleitoral de modo ilícito (utilização da máquina administrativa), que resultou em claro desequilíbrio da disputa, em seu benefício, principalmente com o desvirtuamento da propaganda institucional?.