Cotidiano

Justiça do Ceará nega pedido para anular Redação do Enem 2016

62539644.zip.jpgRIO- A Justiça Federal do Ceará negou, nesta quarta-feira, o pedido do Ministério Público Federal de anular a Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. MPF havia pedido suspensão dos efeitos de validade jurídica das provas na última segunda-feira. Links Enem 09-11-16

O MPF no Ceará pediu argumentou que a anulação da prova de redação do Enem, aplicada neste domingo, era necessária depois que investigações da Polícia Federal (PF) apontaram suposto vazamento do tema da avaliação antes mesmo de os portões dos locais de teste serem abertos. Segundo o MPF, o vazamento violava o tratamento isonômico que deve ser assegurado aos candidatos.

Os casos de suposto vazamento ocorreram no Ceará e no Amapá. Em cada um desses locais, ao menos um candidato foi preso portando um texto sobre o tema da redação ? que só é conhecido na hora da prova ? para ser transcrito. No caso em Macapá, o participante flagrado disse, segundo a PF, que soube do tema horas antes por uma amiga. As investigações apontam que o preso em Fortaleza pode ter recebido também o gabarito das questões objetivas antecipadamente.

Ao todo, 14 pessoas foram detidas nas duas operações deflagradas pela PF contra fraudes no Enem no domingo. Elas acabaram eliminadas do concurso. O INEP já havia descartado a hipótese de anulação do exame. Segundo o órgão, as investigações continuam para tentar responsabilizar outros criminosos envolvidos na fraude do Enem.