Cotidiano

Justiça diploma 55 eleitos e suplentes

Já a posse de todos os eleitos será no dia 1° de janeiro, às 14h30, no auditório da Câmara Municipal

Cascavel – A Justiça Eleitoral agendou para esta segunda-feira, às 17h, no Teatro Municipal, a diplomação do prefeito eleito Leonaldo Paranhos (PSC), do vice-prefeito Jorge Lange (PSD) e dos 21 vereadores eleitos em outubro passado, bem como dos seus respectivos suplentes. 

Já a posse de todos os eleitos será no dia 1° de janeiro, às 14h30, no auditório da Câmara Municipal. O prefeito Leonaldo Paranhos ganhou a eleição no primeiro turno, no dia 2 de outubro, com 86.099 votos, ou seja, com 51,17% dos votos válidos. 

Da sua base aliada formada por 12 partidos, Paranhos conseguiu eleger oito vereadores. Sem maioria na Câmara Municipal, o desafio é construir uma base de sustentação e não ficar “refém” dos interesses dos futuros vereadores. 

De acordo com a chefe da 68ª Zona Eleitoral de Cascavel, Eliara Vicari, a solenidade de diplomação dos eleitos e suplentes será presidida pelo juiz eleitoral, Paulo Damas. Foram distribuídos mais de 500 convites. “Cada eleito ou suplente recebeu uma quantidade de convites, mas a cerimônia é aberta até o limite do Teatro Municipal, que é de oitocentos lugares”, avisou Eliara.

Greca e Pimentel serão diplomados amanhã

Curitiba – O prefeito de Curitiba Rafael Greca (PMN), o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSDB) e os 38 vereadores eleitos e suplentes também serão diplomados nesta segunda-feira. A cerimônia ocorrerá às 16h, no Teatro Positivo, e vai ser presidida pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral João Luiz Manassés de Albuquerque Filho.

Na terça-feira, os parlamentares eleitos participam de uma sessão preparatória para a posse e a eleição da Mesa Diretora. Com a diplomação, a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a entrega dos diplomas só ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.