Cotidiano

Justiça determina reintegração de posse de 44 escolas em Curitiba

CURITIBA – A Justiça do Paraná determinou, na tarde desta quinta-feira, a reintegração de posse de 44 escolas que estão ocupadas por estudantes em Curitiba. Os alunos estão há um mês protestando contra a reforma do Ensino Médio e a PEC do teto dos gastos públicos propostas pelo governo Michel Temer (PMDB). Ainda não há prazo para cumprimento das medidas judiciais, segundo o governo do Paraná.

A decisão atinge também a principal ocupação do estado, o Colégio Estadual do Paraná (CEP), onde os alunos ainda não conversaram sobre sair do local. Eles devem se reunir para discutir o assunto ainda nesta quinta-feira. Em todo o estado, o número de escolas ocupadas caiu para 141 – na terça-feira eram 256, enquanto na semana passada o total chegou a 831.

A reintegração de posse de todas as escolas de Curitiba foi decidida pela juíza Patrícia de Almeida Gomes Bergonse, da 5º Vara da Fazenda Pública. Em seu despacho, a juíza estipulou uma multa diária para quem descumprir a reintegração de posse. Na terça-feira, numa outra decisão de reintegração de posse, a multa tinha sido fixada em R$ 10 mil por pessoa.

Embora o governador Beto Richa (PSDB) tenha admitido, no início da semana, que pode usar a Polícia Militar para retirar os alunos à força, a orientação do governo é tentar negociar saídas pacíficas, envolvendo os pais, se for o caso.

O movimento de ocupação de escolas no Paraná completou um mês nesta quinta-feira. A onda de protestos começou após estudantes entrarem no Colégio Padre Arnaldo Jansen, em São José dos Pinhais, na região metropolitana