Cotidiano

Justiça define tempo de propaganda

Uma reunião ontem no Fórum da Justiça Eleitoral definiu o tempo destinado à propaganda política gratuita das coligações partidárias

Cascavel – O candidato da coligação Amor por Cascavel ((PSB/PTN/PR/PDT/PSDB/PPS), Marcos Vinícius Pires de Souza, terá o maior tempo de propaganda no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, com 3’01’’. Em seguida, aparece o candidato da coligação     

Cascavel Mais Humana, Sem Corrupção, Sem Desperdício (PSC/PSD/PRP/DEM/PTC/PSDC/PTB/PV/PRTB/PSL/PTdoB/PSD), com 2’08’’.

Os candidatos Walter Parcianello (PMDB) e Aderbal de Mello (PT), tem 1’22’’ cada. Os dois partidos lançaram chapas puras para a eleição majoritária. O candidato da coligação É Hora do Novo, Muda Cascavel ((PPL/PRB/PHS/PMN/PMB/PEN/PCdoB/PROS), Marcio Pacheco, tem 1’03’’.

O candidato Helio Laurindo (PP) soma 0’50”. O partido também lançou chapa pura na disputa à sucessão do prefeito Edgar Bueno (PDT). Por fim, o candidato da coligação Se Cascavel fosse minha (Psol/PCB), Professor Ivanildo, tem o menor tempo de propaganda no rádio e na TV, com apenas 0’14’’.

Filiado ao PSB, Marcos Vinícius se beneficiou por fazer uma aliança que inclui partidos com grandes bancadas na Câmara Federal, como o PSDB, com 51 deputados federais, PDT, com 19 e o próprio PSB, com 33. Pela legislação, o tempo no horário eleitoral é determinado pelo número de deputados federais de cada partido ou das legendas que compõem as coligações.

Já o candidato Paranhos conta com o maior número de partidos na coligação, mas alguns deles não possuem representação na Câmara Federal. São os casos do PMN, PSDC, PTC e PTdoB. O PMDB garantiu quase um minuto e meio ao candidato Walter Parcianello graças à bancada de 66 deputados federais.

O PP tem uma bancada de 47 deputados em exercício, o que garantiu quase um minuto ao candidato Helio Laurindo. Marcio Pacheco contou com o “empurrão” do PRB, com 22 deputados e do PCdoB, com 10 deputados federais em exercício. O PRB é considerado o partido dos evangélicos na Câmara Federal.

O Psol tem apenas seis representantes na Câmara Federal e garantiu os 0’14” segundos para o Professor Ivanildo. Além de dez minutos de propaganda diária, as coligações e candidatos terão direito a inserções durante o dia.

O candidato Marcos Vinícius terá direito a 887 inserções. Em seguida, Paranhos com 620, Walter Parcianello e Aderbal de Mello, com 402 cada, Marcio Pacheco com 309, Helio Laurindo com 249 e Professor Ivanildo com 69. (Miguel Portela)

Justiça define tempo

Uma reunião ontem no Fórum da Justiça Eleitoral definiu o tempo destinado à propaganda política gratuita das coligações partidárias que vão disputar as eleições municipais em Cascavel. O encontro teve a participação de advogados, dirigentes de partidos e demais representes das coligações, além de publicitários.

As inserções dos programas eleitorais gratuitos terão início no dia 26 de agosto e vão até 29 de setembro. Na TV, os programas serão exibidos das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Já no rádio será das 13h as 13h10 e das 20h30 às 20h40. MP