Cotidiano

Justiça declara ilegal movimento de parentes de PMs no Espírito Santo

VITÓRIA, Espírito Santo – A Justiça do Espírito Santo decidiu que é ilegal o movimento de protesto impedindo os policiais militares de deixar os quartéis no estado. Desde sexta-feira, familiares de PMs se concentram na porta de batalhões para não permitir a saída de soldados para patrulhar as ruas. Eles exigem aumento salarial para os policiais.

Links Movimento ES

Uma onda de crimes se espalhou pelo território capixaba, levando a prefeitura de Vitória, capital do estado, a cancelar o primeiro dia de aulas da rede municipal de ensino. Postos de saúde também estão parados, assim como diferentes órgãos públicos, e o governador interino, César Colnago, pediu ao presidente Michel Temer o envio de tropas federais.

A liminar do desembargador Robson Luiz Albanez, emitida nesta segunda-feira, determina que as pessoas deixem as portas dos quarteis. A decisão estabelece multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento. São atingidas pela liminar a Associação de Cabos e Soldados, a Associação dos Subtenentes e Sargentos, a Associação dos Bombeiros Militares, a Associação dos Oficiais Militares e a Associação dos Militares da reserva.

Em sua decisão, o desembargador diz que “tendo como ilegal a deflagração do movimento grevista velado pelos militares, representados pelas associações requeridas, uma vez que paralisaram atividades essenciais à preservação da ordem pública e da paz social, sob a simples justificativa de que não poderiam deixar as suas unidades policiais, uma vez que seus familiares e amigos realizam piquetes impedindo a saída e entrada. Ademais, é fato público e notório que desde o início do movimento paredista instalou-se o caos social, principalmente na Grande Vitória”

O presidente da Associação de Cabos e Soldados, cabo Renato Martins Conceição, informou que representantes das cinco associações de militares estão reunidos no Clube dos Oficiais, em Vitória, analisando a decisão judicial que decretou a ilegalidade do movimento. A reunião só deve terminar no início da tarde.