Cotidiano

Justiça de São Paulo determina prisão de número 3 do PCC

SÃO PAULO – A Justiça de São Paulo determinou nesta terça-feira a prisão preventiva de Rogério Jeremias de Simone, o ?Gegê do Mangue?, considerado o número 3 na hierarquia do Primeiro Comando da Capital (PCC), a principal facção criminosa do estado. Foragido, Gegê do Mangue é acusado de ordenar um duplo assassinato em 2004 de dentro da cadeia.

?Gegê do Mangue? é réu em pelo menos quatro processo de homicídio, três ações de tráfico de drogas e duas de formação de quadrilha. Em 2004, ele foi condenado a três anos e seis meses de prisão por ligação com o homicídio de um juiz de Presidente Prudente que investigava a facção criminosa. Após cumprir pena, foi mantido preso preventivamente até 2 de fevereiro.

No início deste mês, a Justiça entendeu que não havia motivo para manter ?Gegê? preso, embora houvesse um julgamento marcado para o dia 20. O júri não aconteceu. Como o acusado não apareceu no fórum nesta segunda-feira, o promotor do caso, Rogério Zagallo, pediu a prisão preventiva. Este caso específico julga se ?Gegê? ordenou, por celular, a morte de duas pessoas em 2004, em vingança contra a morte de traficantes.

O nome de ?Gegê do Mangue? também apareceu na maior investigação já feita pelo Ministério Público Estadual de São Paulo contra o PCC. Ele outubro de 2013, ele fez parte de um grupo de 175 pessoas acusadas de formar o grupo criminoso para lucrar dinheiro com o tráfico de drogas, além de comandar roubos e assassinatos.

O apelido de Gegê vem de uma favela próxima à Vila Madalena, bairro boêmio da zona oeste de São Paulo, onde ele teria começado a atuar como traficante de drogas nos anos 1990.