Cotidiano

Justiça 'cumpriu seu papel' ao prender Cunha, diz Waldir Maranhão

201610191614243394.jpgBRASÍLIA – O presidente em exercício da Câmara e vice-presidente da Casa, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), disse nesta quarta-feira que a Justiça “sabe o que está fazendo” ao determinar a prisão do ex-deputado Eduardo Cunha e que a prisão é um fato normal dentro do processo. Cunha prisão 19/10

? Temos uma realidade posta: ele está preso, e a Justiça cumpriu o seu papel. Dizer que esperava ou não, é um fato, é real. Está nas mãos da Justiça e ela sabe o que está fazendo, das garantias individuais serão estabelecidas dentro do processo. Normal. A Justiça brasileira existe e nós, cidadãos, temos que cumprir o que a lei determina. Portanto, é um fato que existe no dia da sociedade brasileira. Compreendo que todos que vínhamos acompanhando o dia a dia deste processo, finalizou com a prisão do ex-presidente da Casa. Portanto, a Justiça é soberana ? disse Maranhão.

Perguntado sobre se Cunha viraria o “homem-bomba” com delações, Maranhão disse que ele sabe o que fazer agora.

? Ele sabe o que fará, é uma questão de foro íntimo. Essa matéria é da sua única competência. Não posso responder por ele ? disse o deputado.

Maranhão disse que a sessão foi suspensa por falta de quorum, algo comum de ocorrer na Casa. E alegou que há eleição municipal e que é normal quorum baixo, mesmo uma quarta-feira.

? Não vejo porque atrapalhar as votações. O Brasil precisa sair da crise. Nós, parlamentares, devemos estar permanentemente fazendo esse debate ? disse Maranhão.

A comissão da reforma política foi criada, mas a instalação da comissão foi adiada para a próxima terça-feira. Ele alegou que havia processo de votação, com pedido de verificação de quorum pelo PT e o PCdoB.

Maranhão ganhou notoriedade quando assumiu a condução na Casa já no afastamento de Cunha do comando da Câmara. Inicialmente, ele era tido como aliado de Cunha.