Cotidiano

Justiça cumpre reintegração de escolas em Curitiba

SÃO PAULO – A Justiça do Paraná cumpre, nesta sexta-feira, a reintegração de posse dos colégios ocupados por estudantes no Estado. Ao todo, são 44. Por volta das 17h, policiais, acompanhados da promotoria da Vara da Infância, Conselho Tutelar e advogados entraram na escola Estadual Padre Arnaldo Jansen, em São José dos Pinhais, Curitiba, para tentar retirar sete adolescentes, que resistem em sair.

A diretora da escola, Neusa Duarte, acompanhou a entrada dos representantes da Justiça e tentou convencer os adolescentes a saírem de forma pacífica, sem sucesso. Ela combinou com os estudantes de esperar com eles a chegada dos responsáveis de cada um.

A reintegração foi determinada na tarde desta quinta-feira. Os alunos estão há um mês protestando contra a reforma do Ensino Médio e a PEC do teto dos gastos públicos, propostas pelo governo Michel Temer (PMDB). A decisão é da juíza Patrícia de Almeida Gomes Bergonse, da 5º Vara da Fazenda Pública. Em seu despacho, ela estipulou uma multa diária para quem descumprisse a decisão. Na terça-feira, numa outra sentença de reintegração de posse, a multa tinha sido fixada em R$ 10 mil por pessoa.