Cotidiano

Justiça condena 45 estudantes atacados pela polícia em protesto contra Erdogan

2015 861764093-20151028111001175ap.jpg_20151028.jpg

ANCARA – A Justiça turca condenou nesta terça-feira a dez meses de prisão 45 estudantes por se manifestarem em 2012 contra o então primeiro-ministro e hoje presidente Recep Tayyip Erdogan, que visitava uma universidade de Ancara. Acusado de perseguição a rivais políticos, o líder turco

De acordo com a decisão judicial de uma corte de Ancara, os estudantes foram condenados por violar a lei de perturbação pública durante a visita.

A oposição criticou a intervenção da polícia na ocasião, considerando que havia sido muito violenta para uma manifestação relativamente menor. Vários estudantes relataram ter sido agredidos com cassetetes e gás de pimenta.

A Turquia vive hoje uma série de expurgos que sucedem a tentativa de golpe de Estado em 15 de julho. A onda de repressão afeta todas as categorias da sociedade turca, incluindo jornalistas, professores e intelectuais. Dezenas de milhares de pessoas já foram detidas ou afastadas de cargos públicos, acusadas de intergrarem uma rede ligada ao clérigo Fethullah Gülen, rival do presidente e apontado por ele como mentor da intentona.