Cotidiano

Justiça compartilha provas da Custo Brasil com Ministério do Planejamento

operação-custo-brasil

SÃO PAULO ? A Justiça de São Paulo autorizou, nesta terça-feira, o envio de informações ao Governo Federal sobre a investigação de esquema de corrupção em contratos de empréstimos consignados, revelados pela Operação Custo Brasil. O Ministério do Planejamento abriu uma sindicância para apurar a participação de funcionários públicos no caso. À tarde, o ex-ministro Paulo Bernardo prestou novo depoimento à Polícia Federal.

O interrogatório do petista durou cerca de duas horas e o ex-ministro saiu sem falar com a imprensa. Os advogados do ex-ministro não retornaram aos pedidos do GLOBO. Paulo Bernardo chegou a ser preso em junho acusado de receber R$ 7,1 milhões de um esquema ligado ao Ministério do Planejamento que desviou mais de R$ 100 milhões.

O petista foi ministro do Planejamento do governo do ex-presidente Lula e das Comunicações no primeiro governo da presidente afastada Dilma Rousseff. Ele é acusado de participar de uma fraude no serviço de gestão de crédito consignado comandada pela Consist. A empresa cobrava a mais pelo serviço e repassava parte do seu faturamento ao PT e a políticos.

Das onze pessoas presas, apenas duas seguem detidas. Entre elas, o ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira.