Cotidiano

Justiça cobra informações

A Justiça deu um prazo de cinco dias para que a Prefeitura de Cascavel responda à Defensoria Pública do Paraná uma série de indagações sobre a situação das famílias que moravam na antiga área invadida do Jardim Gramado e que há oito meses estão no Ginásio de Esportes do Bairro São Cristóvão aguardando para ser transferidas para uma residência construída pelo Município.

A decisão judicial é em resposta a uma ação movida Nufurb (Núcleo Itinerante das Questões Fundiárias e Urbanísticas), vinculado à Defensoria Pública. A Justiça determinou que a Prefeitura informe a data prevista para entrega das casas que estão sendo construídas, a presença de idosos, crianças e pessoas com deficiência no ginásio que tem servido de abrigo temporário para as famílias desalojadas.

"A situação das pessoas que ainda se encontram no ginásio é insustentável. A decisão do desembargador relator no agravo apresentado pela Defensoria Pública nos dá esperança de que tudo será resolvido da maneira mais célere possível. São idosos, crianças e doentes em situação de extrema vulnerabilidade”, avaliou a defensora pública, Olenka Lins e Silva, coordenadora do Nufurb.

Entenda o caso

A área conhecida como Jardim Gramado foi ocupada por famílias de baixa renda por volta dos anos 2000. Recentemente, a Justiça determinou a reintegração de posse em favor da empresa Transcontinental, proprietária do terreno ocupado. Em dezembro de 2016, a DPPR conseguiu adiar a desocupação da área, o que ocorreu em maio deste ano. Desde então, algumas famílias que não tinham para onde ir estão alojadas em um ginásio de esportes à espera de novas casas.

Outro lado

A Prefeitura de Cascavel informou que sete famílias continuam no ginásio de esportes. “A Secretaria de Ação Comunitária está trabalhando para finalizar as casas, as famílias que ainda estão no local serão transferidas para o bairro Santa Felicidade”, informou a Secretaria de Comunicação, por e-mail.

Segundo a Prefeitura, desde o início que as famílias foram transferidas para o ginásio elas recebem auxílio do Município. “Tanto com a equipe da Secretaria de Assistência Social, equipe de saúde e apoio com o transporte escolar”.