Cotidiano

Justiça chilena prende ex-chefe do Exército por assasinatos na ditadura

201607071733330730_RTS.jpg

SANTIAGO ? Um juíz chileno abriu nesta quinta-feira um processo contra o ex-chefe do Exército, Juan Emilio Cheyre, pela sua responsabilidade em uma comitiva que assassinou dezenas de opositores do governo nos primeiros meses da ditadura de Augusto Pinochet. Após a decisão de iniciar a investigação, o ex-comandante se entregou volunariamente à polícia militar.

Hoje aposentado, o militar teria participado na chamada ?Caravana da Morte?. A missão percorreu várias cidades do Norte e do Sul do Chile após o golpe perpetrado por Pinochet em 11 de setembro de 1973. O episódio levou à morte de dezenas de pessoas que já haviam sido presas.

Cheyre se entregou após a Justiça chilena ter aberto uma investigação oficial pela sua participação no homicídio de 15 pessoas em um regimento da cidade de La Serena.

?O Ministro Mario Carroza processo ao general aposentado Juan Emilio Cheyre e outras oito pessoas pelo caso da Caravana da Morte?, escreveu o Poder Judicial do Chile em comunicado pelas redes sociais.

Durante os 17 anos da ditadura de Pinochet, cerca de 3 mil pessoas morreram por razões políticos. Além disso, outras 28 mil foram vítimas de tortura ? incluindo a atual presidente do país, Michelle Bachelet.