Cotidiano

Justiça britânica também suspende ações contra Oi

RIO – A Justiça britânica acaba de validar na Inglaterra a liminar que suspendeu ações e execuções contra a Oi por 180 dias. Na véspera, o mesmo havia ocorrido nos Estados Unidos (EUA). Assim, a operadora de telefonia, que entrou com pedido de recuperação judicial na última segunda-feira, fica protegida contra pedidos de penhoras de bens e execuções de multas, por exemplo, até que o juiz responsável pelo caso decida se vai aceitar ou não a recuperação judicial.

De acordo com fontes a par da situação, o pedido de suspensão de ações e execuções contra a Oi foi protocolado também na Inglaterra porque alguns títulos emitidos pela empresa são regidos pela lei inglesa. Então, os donos desses papéis poderiam, em tese, recorrer à Justiça britânica para acionar a Oi.

A tele tem R$ 65,4 bilhões em dívidas, das quais R$ 34 bilhões nas mãos de investidores que compraram títulos da companhia emitidos no mercado americano. Nos Estados Unidos, a Oi temia ser alvo de ações do Aurelius, um dos chamados fundos abutres, que costumam ficar de olho em empresas à beira da bacarrota para ?fazer dinheiro?.

Com as liminares, a Oi fica mais tranquila para esperar a decisão do juiz Fernando Viana, da 7ª Vara Empresarial do Rio, responsável pelo caso. Os advogados da Oi tinham a expectativa de um deferimento rápido do juiz, mas, agora, a expectativa é que a decisão não seja tomada esta semana.