Cotidiano

Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Sete Brasil

RIO-O juiz Luiz Alberto Carvalho Alves, da 3 Vara Empresarial do Tribunal de justiça do Rio de Janeiro aceitou na tarde desta segunda-feira, dia 13, o pedido de recuperação Judicial da Sete Brasil, empresa criada em 2010 para viabilizar a construção de sondas para o pré-0sal. Na mesma decisão o juiz nomeou como Administrador Judicial a Deloitte. Assim que a decisão for publicada no Diário oficial do Estado , o que deverá acontecer nos próximos dias, se contará o prazo de 60 dias para apresentação do plano de recuperação judicial.

Contudo, o juiz, nessa decisão, não aceitou o pedido em relação às duas empresas estrangeiras do grupo que fazem parte d o processo, a Sete International One GMBH e a Sete Ubternational Two GMBH, por entender não ser possível o pedido de Recuperação Judicial em relação a empresas estrangeiras. Segundo fontes próximas, a empresa vai recorrer dessa parte da decisão, “para que seja permitida a participação dessas empresas para facilitar o andamento do processo”.

O processo na justiça é conduzido pelo escritório de advocacia Sérgio Bermudes, e o projeto de recuperação será elaborado pela Alvarez & Marsal. O pedido de recuperação foi feito pela Setem em 29 de abril último No pedido feito á justiça a Sete argumenta que passou a enfrentar sérios problemas financeiros devido às dificuldades da Petrobras por conta da Operação Lava-Jato, que revelou o maior escândalo de corrupção na estatal, e seus fornecedores, além da oforte queda dos preços do petróleo , que agravaram a situação financeira . A Sete foi também citada nas investigações da Lava-Jato. Ao longo do ano passado todo, apesar de inúmeras negociações, a Sete não conseguiu chegar a um acordo quanto ao número de sondas a serem encomendadas pela Petrobras. Os contratos iniciais previam um total de 28 sondas que foram encomendadas pela Sete junto a cinco estaleiros no país. As dívidas totais da Sete alcançam cerca de R$ 18 bilhões,