Esportes

Justiça aceita denúncia contra torcedores do Corinthians por briga no Maracanã

62515263.jpgOs 31 torcedores do Corinthians presos por briga no Maracanã, no dia do jogo contra o Flamengo, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, em 23 de outubro, vão continuar detidos. Além de manter a prisão preventiva, o Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro aceitou denúncia contra 30 deles. Outro envolvido, por ser menor segue internado num abrigo e aguarda audiência com juiz da Vara da Infância e da Juventude.

Os corintianos foram enquadrados em três artigos do Código Penal, por ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem; por associarem-se “para o fim específico de cometer crimes”; e por “opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio”. Eles são acusados de agredir policiais militares.

Na decisão judicial está escrito que “os fatos apresentados ganharam grande repercussão social, de modo que a liberdade dos acusados, ao menos neste momento do processo, certamente colocará em cheque a credibilidade da Justiça e do Poder Judiciário”. Há ainda o argumento de que “o campeonato brasileiro de futebol ainda não terminou, sendo que em liberdade os acusados poderão retomar suas rotinas, assistindo às partidas faltantes, existindo o risco de, mais uma vez, envolverem-se em fatos como os deste processo, comprometendo a ordem pública”.

Na véspera outros torcedores do Corinthians também foram detidos em São Paulo por ameaçar a juíza Marcela Caram, que tinha ordenado a prisão dos 31 corintianos do Maracanã.

A briga no Maracanã levou o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a punir Flamengo e Corinthians. Mandante daquela partida, o Flamengo perdeu 20% da carga de ingressos para um jogo. O clube ainda foi punido em R$ 20 mil. Já o Corinthians recebeu a punição mais dura. Sua torcida não poderá comparecer em cinco jogos do clube como visitante. O STJD ainda manteve a liminar que impede a presença de torcidas organizadas do Corinthians por cinco partidas no Itaquerão.