Esportes

Justa homenagem

Ubiratãense que aproveitou as oportunidades em Cascavel para fazer carreira no esporte e na vida profissional, e levar o nome da Capital do Oeste como referência de sua naturalidade para o mundo, o ex-jogador Argemiro Veiga Gonçalves será homenageado na Câmara de Vereadores de Cascavel na noite desta sexta-feira, às 19h.

Aos 45 anos, ele, que atuava como volante, receberá o Voto de Louvor e Congratulações proposto pelo vereador Rômulo Quintino e aprovado pelos demais representantes do Legislativo.

Veiga chegou a Cascavel ainda criança e iniciou sua busca por um lugar ao sol nas categorias de base do extinto Cascavel Esporte Clube. Acabou dispensado e contou com a ajuda de amigos para tentar uma oportunidade em Santa Catarina, onde tinha parentes. Passou no teste em Criciúma e com apenas 15 anos e já foi convocado para disputar o Campeonato Catarinense em uma categoria acima da sua.

Já a estreia como profissional foi aos 22 anos, em 1994, com a camisa do Joinville. Ficou no JEC até 1997. Depois passou por equipes da Suíça (Sion, Basel e Servette) e da França (Le Havre) antes de fazer seu nome no futebol mexicano, atuando pelas principais equipes do País, de 2000 a 2006: Monterrey, América, Atlas, Santos Laguna, San Luis e Tigres. Depois retornou ao Brasil para ajudar o Coritiba do técico René Simões a conquistar a Série B de 2007 – o treinador o parabenizou em vídeo aberto no Facebook ao saber da homenagem desta sexta-feira – e administrar seus negócios em Cascavel, onde é empresário do ramo do transporte de mercadorias.

“Lembro-me do veiga indo de bicicleta do morumbi até o estádio olímpico para treinar. sempre soube que tinha potencial. lembro-me quando me disse que iria a santa catarina e nem passagem tinha. fiz toda a documentação dele e enviei via fax, primeiro, e depois os originais por sedex. depois nunca mais o vi, mas acompanhei sua trajetória. era um menino educado, muito esperto e jogava muito desde pequeno, nos campeonatos da liga pelo morumbi, no varzeano” (Amilton Rodrigues, presidente da Liga de Futebol de Cascavel)