Cotidiano

Juro do cartão em janeiro é o menor desde abril de 2016, mostra Anefac

SÃO PAULO – A taxa média de juros do cartão de crédito caiu pelo segundo mês consecutivo, de 453,74% ao ano em dezembro para 441,76% em janeiro, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (9) pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Conforme o levantamento, trata-se do menor patamar desde abril de 2016, quando os juros haviam atingido 97,16% ao ano.

Apesar da redução, a modalidade continua como uma das mais caras do mercado e é seguida pelo cheque especial, que também apresentou queda nos juros ? a taxa média saiu de 314,51% ao ano em dezembro para 309,24% em janeiro, menor percentual desde agosto de 2016, conforme a Anefac. No caso do empréstimo pessoal contratado em bancos, o juro médio subiu a 71,94% ao ano em janeiro, contra 71,15% em dezembro.

Mesmo com a elevação, esse tipo de crédito segue entre os mais baratos e perde somente para o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) para financiamento de veículos. Nessa linha, a taxa média atingiu 32,15% ao ano no mês passado, ante 31,68% em dezembro. Em janeiro, das seis modalidades pesquisadas, juros do comércio, rotativo do cartão e cheque especial tiveram as taxas de juros reduzidas no mês, enquanto CDC, empréstimo pessoal em bancos e financeiras apresentaram alta nas taxas.

A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,04 ponto percentual em janeiro, passando de 156,33% ao ano em dezembro para 155,20% no mês passado, sendo essa a menor taxa desde julho de 2016. Em nota, a Anefac atribuiu a queda dos juros das operações de crédito à redução da taxa básica (Selic), atualmente em 13% ao ano.

? Tendo em vista a melhora das expectativas quanto à redução da inflação, bem como na melhora fiscal, deveremos ter novas reduções da taxa básica de juros, o que reduz o custo de captação dos bancos e possibilita novas reduções dos juros das operações de crédito ? afirma Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo de estudos e pesquisas da associação.