Policial

Jurado Voluntário

Foi prorrogado até o dia 10 de outubro o prazo para que as pessoas interessadas em fazer parte do Projeto Jurado Voluntário, desenvolvido pelo Poder Judiciário, Ministério Público e as faculdades privadas de Cascavel, compareçam ao Fórum e façam seu cadastro na Vara Criminal.

De acordo com o promotor de justiça, Guilherme Carneiro Rezende, a idealização do projeto começou ainda no início do ano, com uma avaliação dos jurados que já fazem parte do quadro do Fórum, incluindo uma pesquisa psicossocial. “Na sequência fizemos o levantamento de quantas pessoas seriam necessárias, firmamos parcerias com as faculdades e há cerca de 20 dias começamos a campanha de divulgação”.

O projeto consiste na captação de pessoas interessadas em participar, como voluntário, dos julgamentos. “Nossa ideia é que as pessoas interessadas, que realmente queiram participar e tenham vocação, se dirija até o Fórum, faça um cadastro e, a partir desse cadastro, vamos fazer um levantamento psicossocial para que essas pessoas sejam os jurados”.

Parceria ideal

Segundo Guilherme, a parceria com as instituições de ensino é considerada ideal. “O público universitário é mais interessado nesse quesito, justamente por se tratar da área de atuação dos cursos de direito, por exemplo. Eles são nossos maiores candidatos a participar como jurados, mas também ser multiplicadores da ideia, já que o público universitário é formador de opinião”.

Como é?

Conforme o promotor Guilherme, no modelo tradicional o juiz encaminha um oficio ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para buscar pessoas que são maiores de 18 anos, e que tenham idoneidade moral. “A partir dessa lista, que é fornecida pelo TRE e por entidades privadas, como por exemplo a ACIC (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) e a AMIC (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná), o juiz convoca essas pessoas por modo compulsório obrigatório”.

Como vai ser?

O Projeto Jurado Voluntário tem como objetivo captar cerca de 700 pessoas para renovar as pessoas que atualmente compõe o quadro. A partir dos cadastros aprovados, em novembro deve ser divulgada uma lista com o nome dos aprovados e, a partir de janeiro de 2018, alguns deles serão convocados para atuar nos julgamentos do mês de fevereiro. “Os sorteados participarão de todos os júris do mês. A ideia é fazer com que essas pessoas não sejam reconvocadas nos meses subsequentes”, disse o promotor.