Cotidiano

Julgamento final do impeachment pode se arrastar por até uma semana

BRASÍLIA – O julgamento final da presidente afastada Dilma Rousseff poderá durar até sete dias. O cronograma prevê o início dia 25, mas a votação final só deve ocorrer na terça-feira (30), podendo se arrastar pela madrugada de quarta-feira (31) , pelo menos. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do processo de impeachment, ministro Ricardo Lewandowski, disse que o acordo com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com os líderes dos partidos aliados é só interromper o julgamento depois de ouvir todas as testemunhas, que são duas de acusação e seis de defesa.

Como o site de O GLOBO antecipou, Lewnadowski teve que ceder aos senadores e aceitar adentrar ao sábado e, se necessário, ao domingo para encerrar a fase das testemunhas.

? Vamos trabalhar até esgotarmos a oitiva das testemunhas. E ingressaremos, se for necessário, na madrugada de sexta para sábado porque as testemunhas serão isoladas, umas das outras, estarão num quarto de hotel à disposição ? disse Lewandowski.

Segundo participantes do encontro, essa questão foi a que mais debate gerou.

O julgamento final da presidente Dilma Rousseff começará dia 25 de agosto, às 9h, e os primeiros dias serão dedicados a questões de ordem e a ouvir as testemunhas.

Como na fase de pronúncia, no dia 25 será feita uma pausa das 13h às 14h e depois, das 18h às 19h.

? E continuaremos até o momento em que for necessário para iniciarmos a oitiva das testemunhas. Esgotaremos até o tempo que for necessário para a oitiva das testemunhas ? disse o presidente do Supremo.

Essa fase deve durar até pelo menos a madrugada de sábado. Mas técnicos apostam que só termine na tarde de sábado (27).

Na segunda (29), o julgamento é retomado. Haverá então a manifestação de Dilma, as perguntas dos senadores.

Encerrada a fase com a presidente Dilma, começará os debates, com os 81 senadores podendo falar por dez minutos cada.

Por último, falarão os juristas autores do pedido de impeachment e a defesa. E, em seguida, começa o processo de votação, pelo painel eletrônico. Para aprovar o impeachment em definitivo, são necessário 54 votos dos 81 senadores.

A previsão é que o julgamento acabe na madrugada do dia 31. Mas Lewandowski afirmou que não há um prazo definido.

? Não há prazo para término ? disse o presidente do STF.