Cotidiano

Julgamento final de Dilma começa no dia 25 de agosto

BRASÍLIA — O julgamento do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff começará no próximo dia 25, às 9h. O advogado de defesa da petista, José Eduardo Cardozo, já foi notificado. A data foi marcada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandwski.

Paira contra Dilma a acusação de “pedalada fiscal” por atrasos de repasses do Tesouro ao Banco do Brasil por despesas do Plano Safra e três decretos de crédito suplementar que seriam incompatíveis com a meta fiscal e editados sem autorização prévia do Legislativo.

O Senado decidiu na última quarta-feira levar a presidente Dilma ao julgamento final no processo. Foram 59 votos a favor e 21 contrários. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não votou. O resultado sinaliza que o afastamento deve ser definitivo, uma vez que na fase final são necessários 54 votos entre os 81 senadores.

Dez horas depois da votação, a acusação protocolou na Secretaria Geral do Senado o chamado libelo acusatório, que é um resumo dos fatos que tornaram a petista ré no caso. O documento de apenas nove páginas foi entregue pelo advogado João Berchmans, mas assinado pelos juristas Miguel Reale Júnior, Janaina Conceição Paschoal e Hélio.