Cotidiano

Julgamento do embargo está marcado para junho

A data, conforme a assessoria, ainda não foi definida, mas o processo deve entrar na pauta das audiências em breve

Cascavel – A novela do Shopping Catuaí, que se arrasta por anos em Cascavel, pode ter fim em alguns dias. Segundo a assessoria de imprensa do TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região em Porto Alegre, o julgamento do embargo das obras, ocorrido em 2015, deve ocorrer em junho. A data, conforme a assessoria, ainda não foi definida, mas o processo deve entrar na pauta das audiências em breve. A partir da publicação do que for decidido, as equipes da BR Malls voltará ou não ao canteiro de obras.

Há quase um ano, em junho de 2015, em encontro de conciliação extrajudicial entre o MPF (Ministério Público Federal), Ibama, IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Município de Cascavel e o grupo BR Malls, administrador do shopping, foi assinado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para a retomada das obras, o que ocorreria em poucos dias.

Na sequência, a ONG (Organização Não Governamental) AGDS (Associação Global de Desenvolvimento Sustentado) entrou com um pedido de embargo alegando que as obras prejudicariam o meio ambiente, o que travou mais uma vez a retomada dos trabalhos. Meses mais tarde, foi divulgada a possível ligação entre a ONG e um grupo de empresários, incluindo diretores do Cascavel JL Shopping, que segundo a BR Malls, teriam interesse na não continuidade das obras.

Dentre os itens que estão inclusos no TAC está o fato de que o Shopping Catuaí custeie financeiramente uma área do Parque Ecológico Paulo Gorski a ser ampliada, possa adequar uma questão apontada por especialista e relacionada aos macacos do zoológico, além de colocação de cerca que impeça o acesso de pessoas às nascentes próximas do empreendimento comercial.

Somente após essa decisão é que um novo cronograma será definido e assim, a previsão de entrega. Durante a obra, a previsão é de gerar cerca de mil empregos e mais de dois mil após a inauguração. As obras do Shopping Catuaí foram embargadas por três vezes.