Cotidiano

Juiz Sergio Moro recebe denúncia contra ex-secretário do PT e mais cinco

O juiz Sérgio Moro recebeu denúncia, nesta quarta-feira, contra o ex-secretário-geral do PT Sílvio Pereira, o empresário José Aldemário Pinheiro Filho (Léo Pinheiro), ex-presidente da OAS e o ex-diretor de Serviços e Engenharia da Petrobras Renato Duque, além de outras duas pessoas que são alvos da força-tarefa da Lava-Jato.

É a primeira vez que Silvinho, como é conhecido o petista, vira réu na Lava Jato. Ele é acusado de ter recebido propina da GDK e da empreiteira OAS no esquema de corrupção da Petrobras. Ele foi denunciado ontem pelo Ministério Público Federal por corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Para a Lava-Jato, a investigação mostrou que Silvinho atuou a favor da nomeação de Renato Duque para a diretoria de Serviços da Petrobras e obteve vantagens indevidas das empresas OAS e GDK, decorrentes de sua atuação. Em 2003 e 2004, segundo os investigadores, Sílvio Pereira fez visitas à estatal e o período coincide com a nomeação de Duque.

Segundo o MPF, Pereira obteve vantagens do esquema de corrupção na Petrobras. Da empreiteira GDK recebeu a Land Rover Defender em novembro de 2004, que era apenas parte da propina paga pela empresa. Os procuradores afirmam José Paulo Santos Reis e César Roberto Santos Oliveira, administradores da GDK, ofereceram pelo menos R$ 6,8 milhões em propinas em 2004. O valor corresponde a 1,5% de um contrato de R$ 457,5 milhões para as obras na Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas, localizada em Linhares (ES). Os valores teriam sido acertados com Renato Duque, então diretor de Serviços da Petrobras e indicado pelo PT; Pedro Barusco.

Entre os réus estão ainda José Santos Reis e César Roberto Santos Oliveira. Eles foram denunciados pelo Ministério Público Federal por corrupção ativa.