Cotidiano

Juiz ordena embargo de contas e cofres da filha de Cristina Kirchner

BUENOS AIRES — O juiz Julián Ercolini ordenou nesta sexta-feira embargar todas as contas e cofres bancários que pertencem a Florencia Kirchner, filha mais nova da ex-presidente argentina, Cristina Kirchner (2007-2015). Na última quinta-feira, a pedido do promotor Gerardo Pollicita, foi realizada uma inspeção em dois cofres que Florencia possui no Banco Galicia e encontrados, no total, US$ 4,6 milhões. De acordo com informação publicada pela imprensa local, o montante fora declarado pela filha de Cristina.

Ercolini está avançando nas investigações do caso Hotesur, no qual a ex-chefe de Estado e seus filhos foram acusados de suposta lavagem de dinheiro, falsificação de documentos públicos e enriquecimento ilícito. Hotesur é o nome de uma sociedade criada pela ex-família presidencial argentina para administrar hotéis de luxo na Patagônia, entre outros, o Alto Calafate.

O processo foi iniciado por uma denúncia da deputada Margarita Stolbizer, que nesta sexta assegurou que “o dinheiro encontrado nos cofres de Florencia é o que faltou para construir casas e escolas”.

— Não vou desistir, nem recuar — declarou a deputada, que semana passada foi acusada de calúnias e injúrias por Cristina.

Nesta sexta, Margarita voltou a insistir em sua tese principal: “Cristina alugou hotéis e imóveis a empresários amigos, que foram os principais beneficiários em concessões de obras públicas durante seus governos. Assim cobrou sua propina”.

— Recebi ameaças e pressões. Minhas denúncias deixaram Cristina nervosa — assegurou a deputada.

A própria ex-presidente já teve seus bens e contas bancárias bloqueadas pelo juiz Claudio Bonadio, que tem em mãos o caso Los Sauces, no qual Cristina é investigada por ter alugado imóveis aos empresários Lázaro Baez — preso desde abril passado por acusações de lavagem de dinheiro — e Cristóbal López — processado esta semana pela Justiça.