Cotidiano

Juiz federal ordena intervenção de empresas de Cristina Kirchner

Argentina Fernandez-G0M2VRNDJ.1.jpgBUENOS AIRES – O juiz Claudio Bonadio, encarregado de dois processos contra Cristina Kirchner e seus filhos, ordenou a intervenção de empresas da ex-presidente (2007-2015) argentina e o afastamento de seu filho mais velho, o deputado Máximo Kirchner, da administração da herança de seu pai, o ex-presidente Néstor Kirchner (2003-2007). Bonadio, que já processou a ex-chefe de Estado por irregularidades em operações de venda de dólar futuro no Banco Central, está investigando uma suposta associação ilícita entre a ex-família presidencial e empresários amigos, que teriam sido favorecidos em concessões de obras públicas. Kirchner

O magistrado decidiu que por um prazo de pelo menos seis meses a Justiça controlará e auditará de forma permanente empresas da ex-família presidencial e de empresários amigos que estejam relacionadas a propriedades dos Kirchner. No mesmo período, Máximo Kirchner deixará de administrar a sucessão patrimonial de seu paí.

Bonadio tomou esta decisão, segundo informações publicadas pelo jornal ?Clarín?, após analisar os números das empresas em questão e detectar ?uma grande quantidade de irregularidades? administrativas.

O juiz é o único que já processou a ex-presidente e deverá ser o primeiro em chegar à instância de julgamento de Cristina, provavelmente em 2017. Uma das grandes dúvidas é se o julgamento será antes das eleições legislativas do próximo mês de outubro, na qual especula-se com uma candidatura a senadora da ex-presidente.

Cristina também está sendo investigada por outros juízes, pelos supostos delitos de associação ilícita, enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro.