Cotidiano

Juiz dispensa Lula de audiência em processo em que é réu por obstrução de Justiça

Lula.jpgBRASÍLIA – O juiz federal Ricardo Augusto Soares Leite dispensou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras seis pessoas de participarem de audiência nesta quarta-feira no processo em que eles são réus por obstrução de justiça. Serão ouvidas algumas das testemunhas do caso em que eles são acusados de tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava-Jato. Além de Lula, são réus: o ex-senador Delcídio Amaral, o banqueiro André Esteves, o pecuarista José Carlos Bumlai, seu fiho Maurício Bumlai, o advogado Edson Ribeiro, e Diogo Ferreria, ex-assessor de Delcídio.

Escândalos em série

A lista de testemunhas que vão depor nesta quarta não foi divulgada. O juiz também marcou para o dia 15 de fevereiro de 2017 o depoimento da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), testemunha de defesa de Lula.
Em delação premiada, Delcídio acusou Lula de participação na tentativa ? frustrada ? de derrubada da delação do ex-diretor da Petrobras Nestro Cerveró. Segundo o delator, o ex-presidente agiu para que a família Bumlai interferisse ? inclusive financeiramente ? nos rumos da colaboração do ex-diretor da Petrobras.

Delcídio disse ter procurado Maurício Bumlai e obtido repasses em dinheiro vivo. O próprio senador disse ter feito um repasse de R$ 50 mil ao advogado de Cerveró, Edson Ferreira. Os dados bancários mostram uma movimentação financeira pouco antes dos repasses em dinheiro vivo, conforme a denúncia, e reforçam a participação do grupo na atividade criminosa. Ainda segundo a delação, André Esteves, do Banco BTG, participou da trama.

O caso levou à prisão de Delcídio em novembro do ano passado, após ser gravado por Bernardo Cerveró, filho de Nestro Cerveró. Ele foi solto em fevereiro após virar delator.

Nesta terça-feira, o juiz Ricardo Leite também determinou que o depoimento do Nestor Cerveró, arrolado como testemunha pelo Ministério Público Federal (MPF), seja feito por meio de videoconferência na sede da Justiça Federal do Rio de Janeiro. Cerveró está atualmente preso em casa em Petrópolis. Já o depoimento do filho dele, Bernardo Cerveró, será feito por meio de um pedido de cooperação jurídica internacional, uma vez que ele mora no exterior.

Esteves tinha pedido a suspensão do processo até a juntada de laudos e relatórios produzidos pela Polícia Federal (PF), mas o juiz negou a solicitação. O magistrado também solicitou que o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), testemunha de defesa de Lula, indique uma data posterior a 28 de novembro para seu depoimento.