Esportes

Juiz de Madri permite bandeiras da Catalunha na final da Copa do Rei

Um tribunal da Espanha permitiu, nesta sexta-feira, que a torcida do Barcelona leve bandeiras da Catalunha à final da Copa do Rei, contra o Sevilla, domingo, no estádio Vicente Calderón, em Madri. No início da semana, o governo de Madri havia proibido a entrada do símbolo catalão.

O juiz Jesús Torres Martinez, do juizado administrativo nº 11 de Madri, anulou nesta sexta o veto às bandeiras catalãs. A proibição das bandeiras no estádio Vicente Calderón havia sido ordenada pela delegada do governo de Madri, Concepción Dancausa Treviño, no início desta semana.

A justificativa, segundo a delegada, era que o futebol não deveria se tornar “cenário de enfrentamento político”. Barcelona e Madri sustentam uma rivalidade desde a ditadura do general Franco, entre as décadas de 1930 e 1970, quando o governo da capital proibia demonstrações culturais da Catalunha, incluindo o uso do idioma catalão.

O Barcelona havia soltado um comunicado oficial, na quarta-feira, expressando sua “total e completa discordância” com a proibição da “Estelada”, como é chamada a bandeira da Catalunha. O clube considerava a medida uma afronta à liberdade de expressão e pedia pelo “bom senso” das autoridades de Madri para que a decisão fosse revista.