Cotidiano

Juiz da VEP informa que há provas documentais e robustas contra Seap

presidio.jpgRIO – O juiz Eduardo Oberg, titular da Vara de Execuções Penais (VEP), informou, nesta sexta-feira, através de nota, que todos os processos investigatórios com relação à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP) correm em segredo de justiça e continuarão sendo apurados. ?O tempo da política é diferente do tempo do Judiciário?, diz o documento. Na terça-feira, O GLOBO publicou com exlusividade um relatório entregue ao governador Francisco Dornelles, com denúncias sobre a gestão da Seap. No documento de dez páginas, entregue inicialmente ao secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, o juiz se refere à gestão do sistema como ?permissiva, malfeita, descabida e sem qualquer política penitenciária definida? e enumera 17 casos para sustentar a denúncia. links crise penitenciárias

Na nota divulgada nesta sexta-feira, o juiz Eduardo Oberg afirma que a investigação conta com provas técnicas e documentais robustas e outras a serem produzidas. O magistrado acentua que não há nada a temer em relação ao que foi produzido no relatório da VEP.

Segundo Oberg, com relação à declaração do secretário de Administração Penitenciária, o coronel Erir Ribeiro Costa Filho, em depoimento prestado na quinta-feira na Alerj, negando as informações constantes em relatório, o juiz afirmou que ela não pode ser levada em consideração, uma vez que ele não teve acesso ao documento.

Na quinta-feira, com a voz embargada e sem conter as lágrimas, o secretário de Administração Penitenciária, o coronel Erir Ribeiro Costa Filho, negou acordo com uma facção criminosa para selar a paz nos presídios do estado. De acordo com ofício encaminhado pelo juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Eduardo Oberg, ao governador interino Francisco Dornelles, o secretário tentou impedir a transferência de 15 detentos que resgataram Nicolas Labre de Jesus, mais conhecido como Fat Family, do hospital municipal Souza Aguiar, no último dia 19. Costa Filho disse que vai processar o magistrado.

LEIA MAIS:

Paes diz que estado de calamidade não tem relação com Olimpíada

Estado de calamidade exclui ameaça às instalações esportivas

Governo quer dar Bilhete Único apenas a isentos de IR

Ilha de Brocoió tem casarão tombado, mas que se deteriora sem os cuidados

Corte de despesas na Justiça gera polêmica entre magistrados

Estado estuda parcelar salários dos servidores

?Calendário do 1º semestre da Uerj está totalmente comprometido?, diz reitor

Despesas do estado com servidores requisitados triplicaram

Inadimplência do estado ameaça conclusão de obras do metrô para os Jogos