Esportes

Judô brasileiro encerra Grand Slam de ABu Dhabi com 13 medalhas

A equipe brasileira de judô encerrou neste domingo a sua participação na primeira competição após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. No total, os judocas brasileiros conquistaram 13 medalhas no Grand Slam de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O único ouro da seleção veio justamente no último dia da competição. Maria Suelen Altherman venceu a competição na categoria até 78kg.

Além deste ouro, o Brasil também conquistou neste domingo uma prata com Luciano Corrêa (100kg) e dois bronzes com David Moura (acima de 100kg) e Samanta Soares (78kg).

O Brasil encerrou a competição na terceira posição no quadro geral de medalhas. Foram um ouro, quatro pratas e oito bronzes. A seleção ficou atrás da França (três ouros, uma prata e dois bronzes) e da Holanda (dois ouros e um bronze).

O ouro de Maria Suelen veio através de um ippon por imobilização sobre a alemã Carolin Weiss. Antes dela, Luciano Corrêa perdeu a decisão para o campeão mundial de 2013, Eikhan Mammadov, do Azerbaijão, na final de sua categoria.

Já David Moura conquistou o bronze ao derrotar por ippon por imobilização o russo Soslan Bostanov. Samanta, por sua vez, bateu a francesa Madeleine Malonga.

Nos primeiros dias de competição, o Brasil conquistou três pratas com Eric Takabatake (60kg), Victor Penalber (81kg) e Maria Portela (70kg), além de seis bronzes, com Charles Chibana (66kg), Nathália Brígida (48kg), Jéssica Pereira (52kg), Mariana Silva (63kg), Ketleyn Quadros (63kg) e Bárbara Timo (70kg).

No Rio-2016, o Brasil conquistou três medalhas. Um ouro com Rafaela Silva (57kg) e dois bronzes com Rafael Silva (acima de 100kg) e Mayra Aguiar (78kg).