Esportes

Judô brasileiro chega a sua 21ª medalha olímpica com bronze de Mayra Aguiar

201608111650021027_RTS.jpgRIO – Com a medalha de bronze de Mayra Aguiar na categoria até 78 kg, o judô brasileiro chega a sua 21ª medalha olímpica. Este é o esporte que mais deu medalhas ao Brasil na história dos Jogos.

Desde Los Angeles, em 1984, o judô conquista medalhas em todos os megaeventos. Nenhum outro esporte tem essa regularidade no Brasil. São, ao todo, quatro ouros, três pratas e 14 bronzes. Infográficos Especiais – JUDO

Essa vitoriosa história começou em 1972 quando o japonês naturalizado brasileiro Chiaki Ishii conquistou o bronze nos Jogos de Munique na categoria meio pesado. Depois de 12 anos, o Brasil voltou a figurar no pódio. E vieram logo três medalhas. A primeira foi a de prata de Douglas Vieira, também no meio pesado, nos Jogos de Los Angeles em 1984. Foi a primeira vez em que um brasileiro chegou a uma final olímpica. Walter Carmona e Luís Onmura faturaram o bronze na mesma edição.

O primeiro ouro olímpico do judô brasileiro veio com o também meio pesado Aurélio Miguel nos Jogos de Seul em 1988. E o segundo ouro veio na edição seguinte das Olimpíadas, em 1992, com Rogério Sampaio no meio leve. Em Atlanta 1996, Aurélio Miguel faturou sua segunda medalha olímpica, o bronze no meio pesado, enquanto Henrique Guimarães ficou com o bronze no meio leve.

Em Sidney 2000, o Brasil faria duas finais olímpicas e apresentaria um fenômeno ao mundo do judô. Com apenas 18 anos, Tiago Camilo conquistaria a prata entre os leves. Mesma conquista de Carlos Honorato no peso médio. Em Atenas 2004, a categoria leve voltaria a mostrar sua força dentro do Brasil com o bronze de Leandro Guilheiro. Considerado um dos melhores judocas do mundo no ne-waza (luta no chão), Flávio Canto coroaria sua carreira com o bronze do meio médio na Grécia.

Acervo: Primeira brasileira a ganhar medalha no judô foi Ketleyn Quadros, em Pequim

O judô brasileiro voltaria a fazer história entre as modalidades olímpicas nos Jogos de Pequim em 2008. Com a medalha de bronze na categoria leve, Ketleyn Quadros se tornou a primeira mulher brasileira a chegar ao pódio olímpico em um esporte individual. Além dela, Tiago Camilo e Leandro Guilheiro colocaram seus nomes na história ao se juntarem a Aurélio Miguel como os únicos judocas brasileiros a faturarem duas medalhas olímpicas. Ambos conquistaram a medalha de bronze.

6-aos-10-anos (1).jpg Na última edição dos Jogos Olímpicos, em Londres 2012, os judocas brasileiros quebraram mais um recorde. Pela primeira vez, o judô conquistou quatro medalhas numa mesma edição. Mais do que isso, conseguiu o inédito ouro entre as mulheres, com a conquista da piauiense Sarah Menezes no superligeiro. As outras três medalhas foram os bronzes de Mayra Aguiar no meio pesado, Felipe Kitadai no superligeiro e Rafael Silva no pesado.

MAIS UMA MEDALHA PARA O JUDÔ

201608111241305145.jpgNa segunda-feira, a judoca brasileira Rafaela Silva venceu a mongol Dorjsürengiin Sumiya e garantiu a primeira medalha de ouro do Brasil na Olimpíada Rio-2016. A carioca ganhou por wazari, no tempo regulamentar.

A judoca brasileira Mayra Aguiar conquistou nesta quinta-feira a medalha de bronze na categoria meio-pesado (até 78 kg) ao derrotar a cubana Yanlennis Castillo na Arena Carioca 2, na Barra. Esta é a terceira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos, após o ouro de Rafaela Silva, também no judô, e a prata de Felipe Wu, no tiro.

A trajetória de Mayra Aguiar no judô começou muito cedo. Ainda criança, quando tinha seis anos, seu pais resolveram que ela deveria fazer alguma atividade física e acabaram matriculando a menina em aulas do esporte. Desde então, mesmo praticando também outras modalidades, o judô acabou conquistando o coração da pequena gaúcha de Porto Alegre.

Minutos antes de entrar na disputa pela medalha de bronze, a atleta foi eliminada na semifinal ao perder para a francesa Audrey Tcheumeo, número 2 do ranking mundial. A atleta brasileira parte agora em busca do bronze, na repescagem, na categoria até 78 kg.

Mayra.jpgA europeia era freguesa da brasileira. Nas últimas cinco vezes que se enfrentaram, Mayra venceu quatro. Mas desta vez, não deu. Quando foi campeã mundial, em Chelyanbinsk-2014 (na Rússia), Mayra venceu a francesa na final. A última vez que se encontram foi em outubro de 2015, na semifinal do Grand Prix de Abu Dhabi. A única vitória da francesa sobre Mayra havia sido no primeiro encontro das duas, numa semifinal do Grand Slam de Paris, em 2011.

Nas quartas de final, Mayra superou a alemã Luise Malzahn, que sofreu uma punição (shido) por falso ataque. Na estreia no tatame, já nas oitavas de final, foram necessários apenas 40 segundos para Mayra superar a australiana Miranda Giambelli. Para delírio do público, a brasileira combinou um waza-ari e imobilização para chegar ao ippon.

LEIA MAIS:

Neymar usa redes sociais para parabenizar Rafaela Silva

Medalha de sabor social, diz técnico de Rafaela

Mãe de Rafaela sonhou com pódio da filha

Rafaela lembra início no judô e comunidade onde nasceu

Acervo O GLOBO: Primeiro ouro olímpico do judô veio em Seul, em 1988, com Aurélio Miguel