Cotidiano

Juce enfrenta Copatti pela reeleição em Santa Helena

O prefeito Juce tem como oponente o empresário Airton Antonio Copatti

Santa Helena – O prefeito Jucerlei Sotoriva, do PP, é candidato a mais quatro anos de gestão em Santa Helena, um dos municípios mais prósperos da Costa Oeste paranaense. Juce tem como oponente o empresário Airton Antonio Copatti, 48 anos, que concorre pelo PMDB em uma coligação formada por seis partidos.

A coligação do candidato de situação é formada por dez partidos. Além do PP, estão juntos o SD, PTB, PSL, PV, PR, PSD, PSDB, DEM e PT. O candidato a vice é o empresário Margon Strassburger, do Solidariedade. Santa Helena é um dos poucos municípios da região onde a dobradinha vencedora de quatro anos atrás se mantém.

O plano de governo de Juce é amplo com ideias de ações e projetos em várias áreas. Entre elas estão investir na prevenção à saúde, em obras de saneamento e contribuir para a efetivação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. Ele também pretende, caso reeleito, criar o programa de incubadoras industriais e dar incentivos à inovação tecnológica. Na educação, um dos compromissos é seguir com a implantação do ensino em tempo integral.

Diversificação

O empresário Airton Antonio Copatti é natural de Sananduva (RS) e concorre à prefeitura com o suporte do PMDB, PDT, PPS, PTN, PSB e PSC. O candidato a vice é o vereador Evandro Miguel Grade, filiado ao PDT. Um dos traços comuns de líderes com forte identificação na iniciativa privada, quando obtêm êxito em disputas eleitorais, é tentar dar fisionomia mais dinâmica à gestão pública. As ferramentas empregadas costumam ser o planejamento e a gestão austera dos recursos públicos.

O programa com as propostas de Copatti também é extenso e contempla ações em diversas frentes. Um dos compromissos na área da educação é com a revisão do Plano de Cargos e Salários. Na agricultura, o foco será estímulo à diversificação, à melhoria da infraestrutura rural e ampliação de parcerias que fortaleçam os indicadores primários. Na saúde, um dos projetos é a implantação do Centro Municipal de Atendimento e, de olho em avanços na economia local, há o compromisso de criação do Programa de Apoio a Construções Comerciais e Industriais.