Cotidiano

Jucá sobre MinC: 'Não se pode criar um ministério para cada assunto relevante'

201605171318565548.jpgRIO ? O ministro do Planejamento, Romero Jucá, comentou nesta terça-feira as críticas que o governo interino vem sofrendo após extinguir algumas pastas, como a da Cultura. No XXVIII Fórum Nacional, promovido pelo ex-ministro João Paulo Reis Velloso, no Rio, ele disse que não se pode ter um ministério para cada assunto relevante:

? Uma coisa é ter Ministério, outra coisa é ter política pública. Não se pode criar um ministério para cada assunto relevante, porque você tem mais de 50 assuntos importantes no Brasil. Então você teria que ter 50 ministérios. Política pública é tocada pelo governo como um todo.

Também nesta terça-feira, a Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou um requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O ministro da Educação e Cultura (MEC), Mendonça Filho, foi convocado para explicar a extinção do Ministério da Cultura (MinC) e a migração de suas atribuições para o MEC.

O presidente interino Michel Temer vem sendo criticado por artistas e produtores por ter fundido as pastas. Mendonça Filho foi vaiado em sua primeira conversa com os servidores da área e, desde a manhã de segunda-feira, o Palácio Capanema, no Rio, está ocupado por manifestantes contrários à medida.