Cotidiano

Jucá nega liberação de voto do PMDB na reforma da Previdência

BRASÍLIA – O presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), negou em nota, nesta quarta-feira, que o partido vá liberar os parlamentares na votação da reforma da Previdência, que está em discussão na Câmara. Jucá reagiu a uma declaração dada pelo também peemedebista Moreira Franco ao jornal “Valor Econômico”, de que o PMDB vai liberar voto na reforma.

Segundo a nota, o PMDB poderá fechar questão, o que não é comum no partido. O comando do PMDB disse que o ministro Moreira Franco, responsável pelo programa de concessões do governo, emitiu “posição pessoal” a respeito, na entrevista publicada nesta quarta-feira pelo jornal “Valor Econômico”.

“O PMDB afirma que não tomou nenhuma posição. Ao contrário, o partido tem discutido com a bancada federal da Câmara dos Deputados a possibilidade de fechamento de questão, assim como foi feito na votação da PEC que limita os gastos públicos. Tal assunto também não foi tratado pelo diretório executivo nem pelo presidente do partido, senador Romero Jucá”, diz a nota.

Em seguida, o comando do partido afirma que Moreira é um quadro importante e que será ouvido na discussão.

“O ministro Moreira Franco, um quadro excepcional do PMDB e do governo, ao se manifestar apenas emite uma posição pessoal que será levada em conta no debate. No entanto, a estratégia de votação da reforma da Previdência, que é de vital importância para o país, será discutida no momento adequado dentro do PMDB e com os partidos aliados”.