Cotidiano

Juca Ferreira rebate críticas de ministro da Cultura e diz: 'Não me interessa bater boca'

2015 822059981-2015060313385.jpg_20150603.jpgRIO ? O ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, rebateu as críticas feitas pelo atual ministro da pasta, Marcelo Calero, à gestão anterior. Na manhã desta sexta-feira, Calero anunciou a programação cultural dos Jogos Olímpicos, com 561 eventos no Rio ? em maio, Juca havia falado em duas mil atividades. Calero negou que tenha havido diminuição e afirmou que o número anterior não era “verdadeiro” e representava um “discurso megalomaníaco”.

? O número (dois mil) veio da quantidade da programação que tínhamos. Tivemos o melhor planejador de eventos, montamos uma comissão e programamos atividades para espaços fechados, abertos, em centros culturais e museus ? disse Juca. ? Agora, não me interessa bater boca com o Calero. Isso não me interessa. Achei que ele fosse trabalhar em vez de falar essas coisas.

Mais cedo, Calero também classificou a gestão anterior de “desastrosa”, afirmando que, quando assumiu o ministério do governo interino, em maio, encontrou apenas um “esboço” da programação cultural. Segundo ele, o que havia eram contratos informais, e não contratações.

? Isso não é verdade. Havia, sim ? rebateu Juca. ? O que aconteceu é que evitamos realizar todos os pagamentos para dar a ele a oportunidade de fazer os ajustes necessários, já que isso aconteceu justamente na transição (de governo). Foi um ato de responsabilidade para quem estava entrando.

Juca também rebateu as críticas de Marcelo Calero em relação às dívidas da pasta. O atual ministro falou em “caos administrativo” e disse que os R$ 400 milhões de orçamento não permitiriam que o MinC sobrevivesse até o fim deste ano. Destacou que a dívida girava em torno de R$ 1 bilhão e citou editais não pago, além de dívidas com fornecedores.

? O Calero confunde dívida com compromissos de pagamento ? afirmou Juca. ? No início do ano, houve contenção de despesas. Os recursos previstos foram sendo liberados aos poucos. Eu o desafio a apontar que “caos administrativo” é esse. O ministério estava organizado sob o ponto de vista financeiro e administrativo.