Cotidiano

Juca Ferreira rebate Calero: 'Pau mandado' e 'agente menor do golpe'

RIO — Atacado pelo atual ministro da Cultura, o ex-titular da pasta reagiu. E o baiano Juca Ferreira a escolheu a mesma tribuna do adversário: o Facebook. Ele criticou duramente Marcelo Calero, que havia chamado a administração passada de “irresponsável” e “incompetente”.

Acusado de “aparelhar” o MinC, Ferreira afirmou que Calero deseja justificar “arbitrariedades” e “incompetências”. O ex-ministro argumentou que, entre os 81 funcionários exonerados pela pasta na terça-feira, estão pessoas que estavam na administração desde o governo de Fernando Henrique Cardoso. Ele disse também que entre os dirigentes do órgão, havia “simpatizantes do PSDB e de outros partidos de oposição”.

Ferreira foi além, e afirmou que Calero, escolhido pelo presidente interino Michel Temer, é um “pau mandado”. Também chamou o atual ministro de “agente menor do golpe”.

Na terça-feira, o MinC divulgou uma nota oficial em que justifica as demissões. “As exonerações fazem parte da reestruturação da pasta e do plano de valorização dos servidores de carreira, anunciado pelo Ministro da Cultura, Marcelo Calero, por ocasião de sua posse. A medida promove o desaparelhamento do Ministério da Cultura e valoriza o servidor de carreira”.