Cotidiano

Jucá é oficializado líder do governo no Congresso

201606071650024417.jpgBRASÍLIA ? O senador Romero Jucá (PMDB-RR) foi oficializado, nesta quinta-feira, líder do governo no Congresso. A nomeação feita pelo presidente Michel Temer e publicada no Diário Oficial da União. A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), que estava na função, já havia manifestado desejo de deixar o posto. Junto a isso, o Palácio do Planalto buscava reforçar sua articulação no Congresso, no momento em que precisa votar, no Senado, a PEC do teto de gastos e enviar aos parlamentares a proposta de reforma previdenciária.

Jucá pediu demissão do cargo de ministro do Planejamento no fim de maio, depois da revelação das gravações de conversas com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, nas quais o senador falava sobre a Lava-jato.

A liderança do governo no Congresso é tradicionalmente pouco prestigiada, mas Temer quer turbiná-lo com mais poderes. Jucá deverá ficar encarregado de cuidar, entre outros temas, das medidas provisórias do governo e da distribuição de relatorias de projetos.