Cotidiano

Jucá diz que governo não tem pressa para escolher sucessor de Geddel

BRASÍLIA ? Em meio a especulações sobre quem assumirá a Secretaria de Governo no lugar de Geddel Vieira Lima, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que a vaga cabe ao presidente da República. O peemedebista jogou um balde água fria em deputados do centrão e auxiliares do Palácio do Planalto interessados no cargo.

? A vaga não é de ninguém, qualquer cargo de ministro é do presidente da República. Qualquer coisa a mais é excesso ? disse Jucá, após reunião de líderes da base aliada do Senado.

O peemedebista afirmou também que não há pressa para substituir Geddel e que a nomeação do novo ministro não deve interferir na disputa à presidência da Câmara.

? Essa questão da substituição do ministro Geddel será resolvida no momento apropriado. Por enquanto, há uma equipe na Secretaria preparada, acostumada a trabalhar. No momento apropriado o presidente fará a mudança. Acho que essa decisão não pode impactar a disputa na Câmara. Tem que se ter calma, tranquilidade, o governo vai continuar trabalhando e operando politicamente sem que tenha um ministro na pasta ? avaliou.

Jucá negou que a demissão de Geddel tenha afetado o apoio do governo no Senado. O líder do governo na Casa estima que no dia 15 de dezembro seja promulgada a PEC do teto de gastos, e defende que o PMDB faça autoconvocação em 10 de janeiro para começar a análise da reforma da Previdência, que pode ser enviada ao Congresso nesta sexta-feira.

O PMDB defende que nós possamos ter, a partir de 10 de janeiro, autoconvocação para discussão da reforma da Previdência e outros temas econômicos importantes para o país – disse Jucá.