Cotidiano

Jovens são formados como aspirantes a oficiais

Cascavel – Ao som da banda do Exército, os 19 alunos do NPRO (Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva) entraram pelo pátio do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado, para a solenidade que marca um momento importante no serviço militar.

Ontem eles foram declarados aspirantes a oficiais em formatura prestigiada por amigos e familiares. Durante dez meses, os jovens fizeram parte do órgão e a partir de agora se preparam para um novo desafio.

“Com a formação, eles podem ser convocados para servirem como oficiais temporários e permanecer por até oito anos nos quartéis de infantaria de Cascavel, Guaíra, Foz do Iguaçu e Apucarana”, explica o sargento Valdir Tasca. Neste período os aspirantes que desempenham a função de comandante de pelotão têm a oportunidade de serem promovidos até 1º tenente.

Após desfile na solenidade, os alunos foram apresentados ao comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, sargento Marcos de Sá Affonso da Costa.

Aquele que se destacou pelo NPRO recebeu das mãos do comandante a espada como símbolo da formatura e os demais de familiares escolhidos como padrinho. A próxima etapa são movimentos com a espada, juramento à bandeira e continência.

A formatura se encerrou à noite com um baile preparado em homenagem aos aspirantes a oficias. O NPRO foi incorporado em Cascavel em 1999 e neste ano formou a 25ª turma.