Cotidiano

Jovens e adultos são convocadas a se vacinarem contra o sarampo em Cascavel

Nesta sexta-feira (11), o atendimento será das 8h às 12h e das 13 às 17h

Jovens e adultos são convocadas a se vacinarem contra o sarampo em Cascavel

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e que pode levar à morte. A vacinação é a única forma de prevenção, no entanto, os jovens e adultos de 20 a 49 anos estão deixando de se imunizarem contra essa doença. Em todo o País, menos de 3% da população dessa faixa etária está vacinada, conforme o Ministério da Saúde.

Diante disso, a Secretaria de Saúde de Cascavel, por meio do PMI (Programa Municipal de Imunização), está com o Comboio da Saúde estacionado em frente à Prefeitura, para levar a dose gratuitamente até esse público-alvo. A ação ocorre hoje até às 17h. Já amanhã (11), o atendimento será das 8h às 12h e das 13 às 17h.

A recomendação é levar a carteirinha de vacinação para manter o documento atualizado, mas caso isso não seja possível, o cidadão poderá se vacinar da mesma forma: o importante é garantir a dose, pois é uma campanha indiscriminada. “Pode tomar independente de quantas doses anteriores já tenha feito. A ação extramuro é justamente para melhorar a cobertura vacinal. Essa população está normalmente em horário de trabalho, fica mais difícil procurar a unidade de saúde, portanto é uma alternativa. É mais uma possibilidade de as pessoas virem aqui e se vacinarem”, destaca.

E foi assim que fez a servidora Jéssica Milena Alves Lara, de 22 anos, que aproveitou a oportunidade para se imunizar. “Decidi me vacinar para me prevenir, pois já fiquei sabendo de pessoas próximas a mim que tiveram sarampo. E também porque é um ótimo serviço que o Município está oferecendo a população, totalmente gratuito e com flexibilidade de horário. A imunização é muito importante para nossa saúde ainda mais nesses tempos de pandemia”, comenta.

O estado do Paraná tem mais de 300 casos confirmados de sarampo, Cascavel, felizmente, segue sem nenhum registro da doença. Para que esse número continue zerado, é imprescindível que a população esteja imunizada.