Cotidiano

Jovens do Florir retomam as atividades bem animados

 De volta à rotina, o Florir Toledo recomeça o ano com energias renovadas, tanto da equipe, quanto dos jovens que participam das atividades. Os trabalhos começaram nesta semana e estão a todo vapor. Para 2018 estão previstas várias oficinas e cursos. Natação, capoeira, aulas de musicalização e violão, esporte e recreação, práticas de jardinagem e trabalho com plantas, são algumas das oficinas.

A mais importante delas é a Oficina de Fortalecimento de Vínculos. Nela os educadores trabalham o adolescente como um todo, desde o bem-estar e a autoestima, até perspectivas de profissão, ações com a comunidade e com a própria família.

Ao todo, 60 adolescentes serão atendidos divididos nos turnos da manhã e da tarde. “A procura por vagas no Florir Toledo é diária, mas neste ano a porta de entrada passou a ser via os Cras (Centros de Referência de Assistência Social). As famílias até podem visitar e conhecer o programa, mas a inserção se dá necessariamente via Cras”, informou o coordenador do Florir Toledo, Oséias dos Santos.

Ele informou que este ano serão fortalecidas as ações com a comunidade. A campanha Três por Um, de iniciativa do Eco Clube de Toledo, é uma delas. A comunidade troca três quilos de papel ou papelão por uma muda de flor. “Já fizemos essa parceria ano passado, deu bons resultados, por isso vamos investir nessa ação”, justificou.

“Nós também faremos um trabalho com as famílias, por meio de oficinas e palestras onde serão abordados temas que fazem parte da realidade cotidiana dos nossos jovens. o objetivo é fortalecer o vínculo entre o jovem e a família”, acrescentou Oséias.

Cursos

Entre os cursos licitados para capacitar os jovens este ano estão jardinagem, garçon, marketing pessoal e rotinas administrativas. Além desses, também será ofertado o curso de viverista pela primeira vez. “Nós queremos trabalhar a capacitação profissional dos jovens para atuar em diversos ramos da área de floricultura, viveiros e plantas, haja vista que o segmento está em expansão no município”, argumentou Oséias.

Mercado de Trabalho

Segundo levantamentos do próprio programa, pelo Florir Toledo já foram encaminhados mais de 30% das turmas para o mercado de trabalho só em 2017. “Temos muito orgulho disso e queremos oferecer ainda mais oportunidades para esses jovens”.

O Florir atende de forma gratuita jovens entre 13 e 17 anos. Os adolescentes recebem ainda uma bolsa-auxílio de R$ 130 por mês como incentivo à permanência no programa.

Foto Fabio Ulsenheimer

Leg.;

Por meio do cultivo de plantas, jovens desenvolvem diversas outras atividades culturais e educacionais