Cotidiano

Jovens carregam a responsabilidade de tentar o primeiro diploma universitário da família

IMG_0254.JPG RIO- Sonhos e grandes responsabilidades se multiplicavam em frente ao número 158 da Praia de Botafogo, no início da tarde de sábado. A 15 quilômetros da favela da Rocinha, jovens de 17 a 20 anos carregavam o peso e a expectativa de serem os primeiros da família a cursar uma universidade, caso sejam aprovados no Enem que acontece neste fim de semana. Neste domingo, os candidatos farão as provas de Linguagens, Matemática e Redação.

Esta é a segunda edição do exame em 2016, que precisou ser adiado para alguns alunos devido a ocupações em escolas que sediariam a prova. No sábado, os candidatos resolveram questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Enem0312_1

? Ela é a primeira que vai fazer faculdade, em nome de Jesus. É uma emoção enorme trazê-la para fazer a prova porque eu nunca levei nenhum dos meus outros dois filhos, que acabaram seguindo outros caminhos. Ela nasceu em uma época melhor que eles e teve oportunidade. Quero que ela chegue aonde sempre sonhou ? contou emocionada a costureira Gina Martins, de 59 anos, mãe de Sofia, na porta do centro universitário IBMR.

CURSINHO EM CASA

O caminho de Sofia até o Enem não foi tão fácil. Em meio à crise que aflige o estado, a jovem passou a estudar em casa depois que sua escola, o Ciep Ayrton Senna, entrou em greve.

? Estudei por videoaulas na internet. Quando as aulas voltaram foi horrível, porque havia muita matéria para estudar. Não me sinto totalmente preparada, mas estou tranquila ? afirmou Sofia.

Colega de escola de Sofia, Sávio Dauller, de 17 anos, também pode ser o primeiro da família a ter ensino superior, assim como sua amiga de infância, Stephanie Castro.

? O adiamento trouxe uma mistura de muitos sentimentos: nervosismo, apreensão e cansaço. Se eu passar, serei o primeiro da minha casa ? conta Dauller, cujo pai trabalha como garçom e a mãe é técnica de enfermagem.

Stephanie não estava tão tranquila quanto Sávio. Atualmente a estudante faz curso técnico de enfermagem e pretende fazer faculdade na mesma carreira.

? Eu fico um pouco tensa pensando se essa prova será mais difícil que a anterior. Mas sei que esse nervosismo é uma coisa minha ? brinca, concordando com a responsabilidade de obter o primeiro diploma da casa.