Cotidiano

Jovem no ensino médio hackeia Pentágono... e é agradecido

WASHINGTON – O estudante do ensino médio David Dworken passou de 10 a 15 horas entre as aulas em seu computador hackeando os sites do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Em vez de ter arranjado problemas, o adolescente de 18 anos acabou parabenizado e agradecido.

David, que recebeu seu diploma esta semana, foi uma das duas pessoas elogiadas pelo secretário de Defesa Ash Carter no Pentágono nesta sexta-feira por descobrirem vulnerabilidades antes que adversários dos EUA o fizessem.

? Nós sabemos que os agentes patrocinados por Estados e hackers querem nos desafiar e explorar nossas redes… o que nós não apreciamos completamente antes desse piloto era quantos ataques de hackers bem intencionados acontecem, de pessoas que querem fazer a diferença ? disse Carter em uma cerimônia na qual também agradeceu Craig Arendt, um consultor de segurança da Stratum Security.

Mais de 1.400 participantes entraram em um projeto piloto lançado este ano e que descobriu 138 relatos válidos de vulnerabilidades, disse o Pentágono. O projeto convidou hackers a testar a cibersegurança de alguns sites públicos do Departamento de Defesa.