Cotidiano

Jovair Arantes pretende questionar STF sobre candidatura de Rodrigo Maia

BRASÍLIA – No centro do impasse sobre a nomeação do líder do PSDB, Antônio Imbassahy (BA), o líder do PTB e um mais influentes deputados do Centrão, Jovair Arantes (GO), avançou na pretensão de brigar por um nome de seu grupo a sucessão do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). E avisou nesta segunda-feira que se Maia oficializar sua candidatura a reeleição, entrará com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a legalidade de um presidente em mandato tampão disputar novo mandato.

O Centrão se rebelou contra a nomeação de Imbassahy na Secretaria de Governo, no lugar do ex-ministro Geddel Vieira Lima, por entender que era a senha para, tirando-o do páreo da disputa pela presidência da Câmara, o Palácio do Planalto automaticamente apoiaria a reeleição de Rodrigo Maia. Por causa dessa rebelião, o presidente Michel Temer suspendeu a nomeação do tucano.

? O Rodrigo sabe que não pode ser candidato e não vai oficializar essa candidatura. Está se articulando e se movimentando só para ocupar espaço lá na frente. Mas se ele oficializar, é claro que é isso que vou fazer, vamos contestar no Supremo ? disse Jovair Arantes ao GLOBO .

Nessa segunda-feira um enorme banner com a foto de Jovair Arantes, como candidato a presidente da Câmara, foi colocado na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Ministério da Saúde. Arantes garante que não partiu dele a iniciativa, disse que foi ideia de algum simpatizante, o que era ?muito bom?. A placa diz: “Jovair presidente, Câmara independente”.

Ele disse que a candidatura do Centrão ainda está sendo costurada. Além dele, disputa no Centrão o líder do PSD, Rogério Rosso (DF).

? Não foi eu que fiz não! Foi algum simpatizante. Ainda não oficializei minha candidatura. Estou fazendo conversas com nosso time, para ter uma candidatura forte ? disse Jovair Arantes.