Cotidiano

José Padilha vai dirigir drama sobre os EUA nos tempos sa segregação racial

2010040693723.pngRIO – O brasileiro José Padilha foi escolhido para dirigir a adaptação cinematográfica do livro ?Arc of Justice: A saga of race, civil rights, and murder in the Jazz Age? (“Arco da Justiça: Uma saga de raça, direitos civis e assassinato na Era do Jazz”), do historiador Kevin Boyle.

O livro de 2005, que ganhou o National Book Award, conta a história real da investigação e do drama jurídico de Ossian Sweet, um médico negro de Detroit, cuja tentativa de defender sua casa recém-comprada em um bairro branco levou à morte acidental de um dos brancos que ameaçavam a sua vida e as de sua família e casa. No final, Sweet, sua família e os amigos que o ajudaram a se defender foram todos absolvidos por um júri totalmente branco.

O fato se deu em 1925, quando a Klu Klux Klan estava em ascensão. A absolvição do médico veio graças a um dos maiores advogados do país, Clarence Darrow, que transformou o caso em um símbolo controverso de igualdade. Darrow era um dos principais membros da União Americana pelas Liberdades Civis.

O livro de Kevin Boyle recria a trajetória da família Sweet da escravidão até a classe média, detalhando a investigação policial e o drama do tribunal do julgamento de Swift por assassinato na América volátil da década de 1920. O roteiro do filme que Padilha dirigirá foi escrito por Max Borenstein e Rodney Barnes.

O diretor ficou ficou conhecido internacionalmente por dirigir o longa de ficção “Tropa de Elite”. Depois, ele fez o remake de “Robocop” e dirigiu a série “Narcos”, da Netflix. Antes de “Arc of Justice”, Padilha volta com “Entebbe”, filme sobre o sequestro de um avião por um grupo que quer a libertação de palestinos presos em Israel, estrelado por Daniel Brühl e Rosamund Pike.